30.10.17

A grande tarefa do tempo presente: recuperação do pensamento utópico (depois de passado a limpo o marxismo)


Palestra a ser realizada em Seminários de Sábado no Centro de Cultura sob auspícios da Prefeitura de Petrópolis, 24 de novembro de 2001.

texto na íntegra em formato pdf

Nós não queremos mais continuar representando a farsa da subversão bem comportada, onde incluímos a alegre terceira via, o agir comunicativo, o relativismo invertebrado, o socialismo de braços com a 'eficiência' do mercado, o colonialismo solidário, e outras idiotices por aí. Como tudo isto fica ridículo e deprimente, muito mais ainda depois que a Grande Tarefa já se delineou tão clara (para quem queira de fato enxergar)!

a}A GRANDE TAREFA: Abrir espaço para o retomo do tesão (incluído o pensamento) utópico,

b) o que pressupõe a recuperação do poder crítico sobre a ciência (uma filosofia nova hiperdialética),

c) cuja construção pressupõe a integração do pensamento diferencial (lóg. da psicanálise) à filosofia,

d) e que nos exige uma tomada de posição existencial; então, a formulação de uma estratégia cultural,

e) e, além, fidelidade e responsabilidade engajada com respeito a esta destinação que se assume.

LAMENTO!

Não vimos aqui para agradar, mas para tentar contribuir, um pouquinho que fosse, para mudar o mundo, como sonhava Marx; a enorme dificuldade, temos que confessar, é que faz muito tempo não encontramos alguém que não se tenha deixado converter à CIÊNCIA, que não esteja fechado e convicto à espera da vida eterna por via da biopirotecnia! Por que iriam mudar? Para toda esta gente, o discurso político de 'esquerda' se transformou em apenas um dentre os tantos 'método.' por aí afora de auto-ajuda adaptativa ... Peço que nos perdoem, e assim pensando, nos equivocamos.
Luiz Sergio Coelho de Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário