Tempo passado, conhecendo melhor o Autor e suas intenções, vi-me compelido a retificar aquele juízo: em lugar de frouxidão de critérios lá estava, escancarada, a generosidade e, sobretudo, a consciência acesa de estar cumprindo um dever informativo da maior relevância para com a nossa gente e a nossa cultura. Na circunstância - a da consagrada avareza de nossa paroquial classe ilustrada - a omissão não teria sido, sim, o pior pecado? Na verdade, em que outro sítio poder-se-á encontrar as informações que ali superabundam? Quem dedicaria tanto de sua vida a ler, recensear e comentar tamanha quantidade de textos? E para tanto, quem mais disposto a pacientemente ouvir e registrar do que, em sua gratuita soberba, logo atirar pedras?
O presente trabalho do professor Jorge Jaime é, sem dúvida, o corajoso passo inicial, iniludível, para que se possa um dia conhecer e, sem arraigado mazombo preconceito, avaliar a real extensão e valor do pensamento filosófico no Brasil.
Este segundo volume de História da filosofia no Brasil, abrange os pensadores nascidos entre 1873 e 1909 onde vamos encontrar nomes da maior significação para a cultura brasileira, como Oswald de Andrade, Pontes de Miranda, Gilberto Freire e Eurialo Canabrava.
Luiz Sergio Coelho de Sampaio
membro da Academia Brasileira de Filosofia
8 de janeiro de 1998
Nenhum comentário:
Postar um comentário